Cães de trabalho

Ouvimos muito atualmente sobre a tal da “linhagem de trabalho”, mas, o que realmente seria essa linhagem?

BSP 2008 - Agent Wolfsheim

Na verdade eles são a mesma raça, controlada pelo mesmo organismo de registro, mas pertencem a uma linhagem genética específica para trabalho em polícias, proteção pessoal, guarda e companhia, muito distinta da linhagem de exposição; seu único critério de escolha de reprodutores é o desempenho em trabalho, que é consequência natural e obrigatória de sua saúde, inteligência, disposição para trabalhar e servir, subordinação, agressividade e equilíbrio, sendo que, esse desempenho e saúde só tem condições de serem realmente avaliados quando um cão é treinado e submetido a trabalho por muitos anos. Não há como avaliar a aptidão para o trabalho sem colocar diretamente cada indivíduo a prova, em treinamento e, nas provas.

Gino bring 2

São cães mais robustos, tem mais saúde, são mais rústicos, tem a estrutura física mais atlética, não tem aquela garupa “rebaixada” e aquele andar desengonçado, e o temperamento é muito mais equilibrado e mais confiável. São cães com aptidões desde atividades policiais de alta performance, esportes policiais e militares, proteção pessoal, guarda ou companhia, ou mesmo para quem quer apenas ter um companheiro para correr e levar para trotar de bicicleta, nadar, escalar montanhas etc.

10347170_896999673649249_5440587564980490350_n

Não é nada novo, é apenas o Pastor Alemão primitivo, original, o “Rintin-Tin”, que aos poucos foi meio esquecido e ofuscado pelo modismo dos cães de exposição. Os cães de exposição, por sua vez, foram selecionados apenas pelos seus quesitos estéticos, perdendo sua desenvoltura, saúde, longevidade, atletismo e o principal: o temperamento, que tanto consagrou o Pastor Alemão no século XX.

Escada 2 - Cópia

O Canil Sadonana é o pioneiro no Brasil no resgate do Pastor Alemão, tendo iniciado em 1997 a importação da Alemanha de matrizes e reprodutores do que é, atualmente, denominada “Linhagem de Trabalho”, mas que na verdade nada mais é do que o Pastor Alemão primitivo, original, que, desde sua concepção, no final do século 19, pelo alemão Capitão de Cavalaria Max Vom Stephanitz, sempre foi selecionado através de seu desempenho em provas objetivas de trabalho, de origem militar, denominadas até o ano de 2012 de Schutzhund (Cão de Proteção no português), e, atualmente pela sigla IPO.

WUSV SEVILLA 2010 Agent Wolfsheim

Essas provas são divididas em níveis de dificuldade, que vão do mais básico, IPO1, ao mais difícil, IPO3, que é a categoria de competições internacionais. Independente dos graus de dificuldades (IPO 1, 2 ou 3), todas elas são compostas de 3 seções: A – Faro, B – Obediência e C – Proteção, e, por isso, são conhecidas como o Triatlo canino de cães de trabalho.

10401391_645152202235988_8281128807335072538_nMax e Avis no Campeonato Mundial de Adestramento 2009 – Alemanha (2)Campeonato Brasileiro 2010 316

Na seção A – Faro, os cães devem reconhecer e seguir disciplinadamente uma trilha marcada por uma pessoa em um determinado terreno, na qual é perdida alguns objetos, que devem ser localizados e corretamente indicados pelo cão. O tamanho da pista, o tempo de espera para a entrada do cão para o início do rastreio e o número de objetos é dependente da categoria.

Na seção B – Obediência, os cães devem executar vários exercícios de subordinação e utilitários, de maneira rápida, alegre, motivada, precisa e concentrada, sem demonstrar timidez ou indícios de treinamento sob pressão. A pressão ou forçamento durante o treinamento é algo altamente indesejável, e, nas provas pode se perceber claramente aqueles cães que trabalham motivados, e, os que trabalham sob pressão, que não tem vez nos certames.

Na seção C – Proteção, os cães devem executar diversos exercícios de proteção ao condutor, desde a busca e localização em esconderijos distribuídos em um campo, sem agressão gratuita, até situações de imobilização do figurante (homem que porta os equipamentos de proteção), onde serão avaliados a energia e o completo controle do cão.

Além desse triatlo, para aqueles que querem se especializar ainda mais, existem difíceis provas constituídas somente da seção de faro, denominadas FH (em português CF – Cão de Faro), que também tem os níveis 1 e 2, e que tem como pré-requisito anterior obrigatório as provas de IPO antes mencionadas.

Como os chamados “Cães de Trabalho” não são selecionados por um critério ou padrão estético/visual, apresentam-se nas mais variadas cores e tipos. Seu critério de seleção é unicamente o desempenho no triatlo canino: IPO, onde são enaltecidas suas capacidades físicas, de temperamento e, de saúde articular, como verdadeiros atletas!

WUSV 2010 - Agent WolfsheimGalope 2WUSV SEVILLA 2010 Agent WolfsheimGalope 3PuloZiva01 Gesto de salto 1 - Cópia02 Gesto de salto 203 Gesto de salto 3PA saltando 01Thor WUSV 11 01Thor WUSV 13Thor WUSV 17 01Moti do Sadonana